Empreender é um grande desafio por isso, ficar antenado nas novidades para este novo ano é essencial para o sucesso.

O número de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2021 foi o maior desde 2011, segundo o Boletim do Mapa das Empresas.

Começar 2022 por dentro das tendências do empreendedorismo pode ajudar sua marca a crescer ainda mais e conquistar mais clientes.

Para te ajudar, neste artigo traremos as principais tendências de 2022 para o seu negócio.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae, esses foram os setores com mais empresas abertas de janeiro a abril de 2021:

  • Lojas de vestuário e acessórios;
  • Promoção de vendas;
  • Cabeleireiro, manicure e pedicure.

Estando São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro como os três estados com o maior saldo de aberturas de empresas, respectivamente.

Avanços tecnológicos

A segurança dos dados nas empresas não é mais uma opção. As sanções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, entraram em vigor em agosto de 2021.

Logo, estima-se que mais de 80% das empresas devem aumentar seus investimentos em cibersegurança em 2022, contribuindo para o crescimento do setor de tecnologia.

Cuidados com a saúde e bem-estar

A preocupação com a saúde teve um aumento significativo durante a pandemia do coronavírus e mesmo com a volta das atividades nas academias, a prática de exercício em casa se consolidou, aquecendo o mercado de comércio de roupas, acessórios e equipamentos de ginástica.

Além da instalação de aplicativos fitness que aumentaram 226% em 2020.

De acordo com um estudo feito pela Euromonitor, qual ouviu aproximadamente mil pessoas no final de 2020, mostrou que 78% deles estavam mais atentas à alimentação e à saúde e 53% delas estavam buscando mais informações sobre os alimentos.

Portanto, para empresas que trabalham com produção e comércio de alimentos possuem um mercado promissor para explorar.

Economia circular e cuidado com o meio ambiente

A pauta de economia sustentável vem ganhando força há algum tempo e o termo ESG está cada vez mais presente nas organizações.

Mas afinal, você sabe o que que significa ESG? Esta sigla em inglês é environmental, social and governance, que dizem sobre como integrar as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Sob o mesmo ponto de vista, a economia circular também está em alta e é um conceito de negócio que trata desde a produção até a eliminação dos resíduos e reciclagem de um produto.

Dessa forma, as empresas são agentes importantes para um desenvolvimento mais sustentável do planeta e as que não se atentarem e não tiverem uma real preocupação com questões ambientais e sociais ficarão para trás e perdendo muitos clientes para concorrentes que já atuam pensando na redução de impacto humano na natureza.

Delivery veio para ficar

O delivery não é mais tendência, ele foi uma necessidade, veio para ficar e desde o início da pandemia a demanda intensificou.

Durante os meses de isolamento e lockdown, descobrimos algo muito além do food delivery, que era quase exclusividade das pizzarias.

Como resultado, se fez delivery de tudo!

Passando por comida, roupas, material de construção e o que mais estiver a venda.

Desta maneira, aumentou também o volume de vendas de motocicletas, que só em 2021 cresceu 47%, segundo a Fenabrave.

Por outro lado, para fugir das altas taxas cobradas pelos famosos apps de delivery, outro mercado que se apresenta promissor é o de desenvolvimento de apps próprios de delivery, deixando-os mais personalizados e exclusivos.

Clube de assinaturas

Uma nova forma de consumo que tem ganhado cada vez mais espaço no e-commerce é o mercado de assinaturas.

Segundo levantamento da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), somente no primeiro trimestre de 2021 o setor teve aumento de 32% em relação ao ano anterior.

Este modelo de negócio é uma ótima alternativa para manter o volume de venda e até aumentar receita, além de garantir ao consumidor maior conveniência e praticidade.

O segmento preferido do público é o de comércio de livros, seguido por bebidas/alimentos e cuidados pessoais, mas é possível criar clube de assinatura de qualquer produto, inclusive de serviços.

Mercado pet

Segundo a pesquisa Radar Pet 2020 do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal), o Brasil tem a segunda maior população pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Um destaque foi para a pandemia, pois com o aumento da necessidade de companhia durante o isolamento social, o número de adoção de animais de estimação teve um aumento significativo.

Esta mesma pesquisa mostra que cada vez mais o consumidor vê o seu pet como um membro da família, aumento os cuidados e consequentemente os gastos com os bichinhos, com grandes expectativas de crescimento nos segmentos de:

  • Redes de PetShop (físicas e on-line) de medicamentos e acessórios;
  • Clínicas veterinárias;
  • Casas agropecuárias;
  • Apps relacionados ao assunto.

Comunicação e marketing

Com o aumento do número de empresas nos últimos anos, cresceu também a necessidade de profissionais qualificados para manter as empresas no meio digital.

De acordo com a Anatel, ocorreu no Brasil, um aumento de 50% no tráfego de usuários na internet durante a pandemia.

Logo, com a necessidade de marcar presença nas redes sociais, muitas empresas demandaram dos serviços do profissional de marketing.

Embora as lojas físicas já estejam funcionando normalmente, a presença digital das empresas tornou-se essencial.

Desta maneira, muitas empresas que antes não investiam no mundo digital, hoje percebem a necessidade desse investimento, visto que com as estratégias certas é possível atingir um número elevado de potenciais clientes.

Conclusão

Sabemos que embarcar no “mundo do empreendedorismo” não é uma tarefa fácil, mas estar atento às tendências torna o processo muito mais agradável.

Há muitas oportunidades com as novidades chegando e é necessário estar preparado para aproveitar todas estas dicas para alavancar as vendas, conquistar mais clientes e faturar mais.

Lembre-se que negócios de sucesso precisam possuir diferenciais relevantes para se destacar dos concorrentes e aumentar a credibilidade do consumidor.

Logo, o que acha de acompanhar nosso blog e nosso perfil nas redes sociais? Estamos com vários conteúdos e dicas voltados ao empreendedorismo, tenho certeza que vai gostar!