O YouTube é uma rede de vídeos de alcance global, tendo mais de dois bilhões de acessos mensais.

Só no Brasil, são cerca de 98 milhões de pessoas conectadas, e esse número continua aumentando.

Por isso, investir na plataforma pode trazer muito lucro ao usuário.

Porém, se você já a utiliza, é preciso ficar atento à importância do registro de marca de canal no YouTube.

É isso mesmo. O seu canal, para ter proteção jurídica contra cópias, precisa ser registrado como marca.

É o que vamos explicar no decorrer do artigo.

Acompanhe!

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Registro de marca de canal no Youtube: como funciona

Atualmente, muitos profissionais utilizam o Youtube como ferramenta de trabalho, ou seja, como sua própria fonte de renda.

Por isso, ao ganhar visibilidade, um canal pode ser copiado por terceiros com a intenção de obter lucros e roubar seu público-alvo.

Esse é um dos motivos pelos quais deve-se fazer o registro!

No Brasil, esse direito é regulamentado pela Lei da Propriedade Industrial.

Veja alguns dos benefícios ao fazer o devido registro:

  • Uso exclusivo da marca;
  • Impedir que terceiros utilizem a marca sem autorização;
  • Proteção e valorização do seu investimento;
  • Proteção contra a concorrência desleal;
  • Uso do símbolo de marca registrada;
  • Aumento da credibilidade da marca.

Essas são algumas das vantagens que você irá obter ao fazer o registro. O órgão responsável pelo procedimento é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

É bom lembrar que o YouTube não intermedia esse tipo de situação de plágios e cópias de marca.

De acordo com o próprio site:

O YouTube não pode mediar disputas entre criadores de conteúdo e proprietários de marcas registradas. Podemos realizar uma investigação limitada sobre as reclamações que forem razoáveis e remover o conteúdo em caso de violação clara. O abuso do nosso processo legal poderá resultar no encerramento do seu canal do YouTube.

Como fazer o registro

Caso você não tenha concretizado a criação do canal, o primeiro passo é fazer uma busca para verificar se o nome escolhido já existe.

Após pesquisar no Google, faça também uma pesquisa no banco de dados do INPI.

Se a marca estiver livre, dê o início ao processo antes de fazer qualquer investimento na marca.

Porém, se você já tem um canal e não fez esse procedimento, é importante fazer com máxima urgência, para não correr o risco de estar utilizando uma marca que já é registrada.

Além disso, no Brasil, quem pede o registro primeiro é o dono da marca.

Leia este artigo para entender como registrar a marca facilmente.

Além disso, o auxílio de uma empresa especializada em registro de marca fará muita diferença para o sucesso do processo.

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