A Apple pode seguir o mesmo caminho da Samsung e lançar o novo iPhone com um kit de monitoramento da saúde do usuário. Segundo rumores, a companhia norte-americana entrou com três pedidos de patentes distintas que descrevem técnicas diferentes de pedômetro. Esse tipo de dispositivo conta os passos dados pelo indivíduo durante uma atividade física.

Cada opção tem como propósito resolver o mesmo problema: a precisão do pedômetro. Os dispositivos atuais não são totalmente precisos por conta de limitações de hardware e software. A Apple pretende regularizar e mudar essa realidade por meio de coleta de dados inteligentes e processamento.

As técnicas convencionais detectam passados usando o balanço de aceleração ao longo de um limiar fixo, mas a companhia de Tim Cook pretende usar limites adaptáveis e uma frequência de filtragem para obter resultados mais precisos. A análise de frequência deverá incluir transformada rápida de Fourier (FFT) ou outros algoritmos. Já a calibração de distância aplicará métodos de regressão simples e múltipla como mínimos quadrados.

Esses métodos coletarão um conjunto de dados que podem atender e avaliar melhor os atributos físicos do usuário e a realidade de cada um. Além disso, uma interface gráfica será implementada com informações sobre peso, altura e outros detalhes que deverão ser preenchidos para processamento com os algoritmos. Dessa forma será possível obter uma avaliação mais precisa de movimento e, consequentemente, gerar dados mais precisos.

https://www.apple.com/br