A marca, quando bem trabalhada, pode ser lembrada como sinônimo do produto que representa. Ter uma boa marca é indispensável para o sucesso de um produto ou serviço. Ela é a identidade do negócio, que o torna único, a responsável pela lembrança que vai causar no consumidor.

Criar uma boa marca demanda tempo e investimento, mas vale a pena. Com seu devido registro, ela está protegida e pode trazer muito retorno ao seu titular.

Algumas marcas fizeram tanto sucesso mundialmente que seus nomes acabaram por serem associados a produtos. Afinal, quem usa curativos adesivos? Usamos band-aid!

 Confira alguns casos de marcas que viraram nomes de produtos:

Band-aid

Como já foi citado acima, os famosos e práticos curativos adesivos ficaram conhecidos pela sua marca em todo mundo. Inventado em 1920, nos Estados Unidos, popularizou-se apenas na 2ª Guerra Mundial, quando foram enviados aos soldados na Europa, ficando populares por lá também.

Bombril

A lã de aço mais famosa do Brasil foi criada em 1948, pela fábrica Bombril. Ela ficou conhecida e virou referência quando o assunto é limpeza e higiene.

Catupiry

Todo mundo ama uma receita com catupiry, principalmente quando ele vem em uma pizza de frango. Mas, ao contrário do que todo mundo pensa, catupiry não é um tipo de queijo, mas sim a marca do requeijão cremoso. Conta a história que o requeijão cremoso foi criado por um casal de imigrantes italianos, em 1911, em Lambari, Minas Gerais.

Chiclete

Não importa qual a marca da goma de mascar, ela sempre será lembrada como chiclete. O nome vem da marca Chiclets, produzido pela empresa Adams.

Gillette

Ao procurar um aparelho para se barbear, logo vem Gillette à mente. Essa marca, nada mais é do que o sobrenome do seu inventor: o norte-americano King Camp Gillette.

Super Bonder

Todo mundo que quer colar algo bem forte lembra logo da Super Bonder. Apesar de existirem várias marcas de colas potentes no mercado, a da fabricante Loctite sempre será sinônimo pra esse produto.

Toddynho

Famoso achocolatado pronto que virou sucesso de vendas, o Toddynho é o mais lembrado na hora de comprar esse tipo de bebida.

Xerox

A marca ficou tão famosa no Brasil que foi criado até um verbo: xerocar. A empresa norte-americana Xerox Corporation foi a inventora da máquina fotocopiadora, mundialmente conhecida por fazer cópias de documentos e afins.

Como chegar ao sucesso

Atualmente, a concorrência entre marcas é cada vez maior, por isso é necessário ter algum diferencial para se destacar das demais.

Um bom plano de marketing e propaganda é essencial para esse caminho até o sucesso, mas, acima de tudo, é primordial que a marca esteja protegida junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Os benefícios de um registro de marca são inúmeros, estando amparado pela Lei nº 9.279/1996, da Propriedade Industrial, que impede a cópia de produtos, serviços, a concorrência desleal, desvio de clientela, entre outros.

Dúvidas sobre como criar uma marca de sucesso?

Solicite-nos a consulta gratuita da sua marca e garanta toda a assistência necessária durante o procedimento de registro de marcas. Com a Direção Marcas e Patentes, o processo se torna ainda mais prático, rápido e seguro!

Por Leila Moreti

Jornalista e redatora de conteúdo na Direção Marcas e Patentes