vantagens franquias

As franquias estão crescendo como nunca no Brasil. Só em 2019, o faturamento cresceu 6,9% e o número de unidades em operação no setor aumentou 5,1%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising.

As vantagens de obter uma franquia são várias, dentre elas poder contar com credibilidade de uma marca que já está consolidada no mercado.

Antes de entender todas as vantagens das franquias, vamos descobrir o que são elas.

Continue lendo este artigo!

O que é uma franquia?

Franquia é um sistema empresarial em que o dono da marca, o franqueador, cede o direito de uso da sua marca ou patente para o franqueado.

Além disso, dá a ele o direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva dos seus produtos e/ou serviços.

Vantagens das franquias

Franqueador

O franqueador de uma marca possui várias vantagens com as franquias.

– Maior expansão da marca: é uma forma de consolidação da empresa no mercado, de forma mais rápida. Isso porque terceiros irão investir na marca e, consequentemente, aumentar sua abrangência.

– Redução de custos: os custos para a expansão e criação das novas franquias é todo do empreendedor que quer adotar aquele modelo de negócio, ou seja, pelo próprio franqueado. Inclusive, durante o funcionamento, do comércio.

– Padrão de qualidade: é o próprio franqueador que cria os padrões de qualidade do negócio, além do modelo de gestão a ser seguido pelos franqueados.

Franqueado

– Modelo de negócio estruturado: a vantagem de escolher uma franquia, é poder contar com um negócio que já tem credibilidade no mercado, além de clientes fidelizados, o que gera um investimento muito mais certeiro.

Franqueado

– Modelo de negócio estruturado: vantagem de escolher uma rede que já tem credibilidade no mercado, além de clientes fidelizados, o que gera um investimento muito mais certeiro.

– Suporte e treinamento: a franqueadora oferece uma estrutura completa de treinamentos, que são essenciais para a gestão da unidade. Além disso, sempre que necessário, o suporte para solucionar eventuais problemas.

– Financiamento: bancos como Caixa Federal e BNDES, oferecem linhas de crédito e financiamento para interessados em abrir franquias, tornando o investimento mais acessível.

Registro de marca

Para obter todas as vantagens de franquear e ter muito lucro seu próprio negócio, é primordial que exista o registro de marca.

Apenas com a certificação expedida pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial o titula poderá franquear sua marca ou serviço.

No Brasil, o sistema de obtenção de registro de marca é conhecido como atributivo do direito. Isso significa que a empresa que iniciar os procedimentos necessários para o registro, adquire o direito de uso exclusivo.

Por isso, antes de qualquer investimento em uma marca, é de suma importância que ela seja registrada.

A Direção Marcas e Patentes é uma consultoria especializada em processos de marcas e patentes, incluindo todas ações administrativas e judiciais que envolvem a área da Propriedade Intelectual. Por isso, aproveite toda a expertise dos profissionais para solicitar, gratuitamente, a busca de sua marca e proteja o seu patrimônio.

Fale agora com um de nossos especialistas: 0800 728 7707 ou preencha o formulário.