Com o crescimento do setor e o número de concorrentes cada vez maior, é necessário fazer o registro de marca.
Neste artigo falaremos sobre este segmento de atuação e porque é necessário que marcas de tatuagem e piercing efetuem o registro junto ao INPI.

MERCADO DE TATUAGEM E PIERCING

Mesmo com a pandemia, os estúdios de tatuagem e piercing tiveram em 2020, segundo a Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil, crescimento de aproximadamente 40% e são dois os principais motivos:

  • As pessoas estão passando mais tempo nas redes sociais (locais onde a maioria das empresas deste segmento divulgam seus trabalhos);
  • A insegurança causada pela pandemia fez com que aumentasse a vontade e a coragem de realizar desejos antigos.

O número de empresas de serviços de tatuagem e colocação de piercing abertas, cresceu 236% nos últimos cinco anos aqui no Brasil, segundo o relatório do setor feito pelo SEBRAE. De acordo com o Empresometro, em 2017 eram 6.837 e em 2021 este número chegou a 23.016 negócios, sendo que mesmo durante a pandemia, de agosto de 2020 a agosto de 2021 foram abertas 5.917 novas empresas de tatuagem e piercing, mostrando ser um mercado em plena expansão.
Os estados que possuem mais empresas neste setor são: São Paulo (32,29%), Rio de Janeiro (12,08%) e Minas Gerais (10,79%).

DICAS PARA ABRIR UM ESTÚDIO DE TATUAGEM E PIERCING

Como comentamos anteriormente, estúdios de tatuagem mostram-se negócios promissores e para que o sucesso seja ainda maior, temos algumas dicas:

  • Fique atento à regulamentação e licença da Anvisa para funcionamento;
  • Esteja em constante aprendizado, para estar por dentro das novidades do mercado;
  • Pesquise um bom ponto comercial, atentando-se em uma localização estratégica;
  • Invista em materiais de qualidade e com certificação;
  • Amplie o segmento, vendendo outros produtos relacionados ao estilo/serviço oferecido, isso fará seu faturamento ser ainda melhor.

Todos estes pontos que mencionamos acima são de suma importância para a abertura do seu negócio, mas é necessário também fazer o registro da sua marca e logo junto ao INPI e garantir exclusividade de uso no seu segmento de atuação.
A Direção Marcas e Patentes possui especialistas em registro de marca e te auxiliarão em todo o processo. Preencha o formulário ao lado, que entraremos em contato com você.