Empresas de Transportes

Fonte Imagem: UNPLASH

O setor de transportes foi bastante afetado pela pandemia, mas também foi um dos pilares de salvação de toda a sociedade, que depende cada vez mais das encomendas, entregas a domicílio, medicamentos e itens de prevenção contra o vírus.

Se você é um dos empresários do ramo de transportes que usou esse tempo para repensar sua estratégia de negócio, esse artigo pode te trazer uma nova informação: a importância de registrar a marca da sua empresa.

Acompanhe e entenda.

O que é o registro de marca e o que ele representa para uma empresa de transportes

Uma marca é um “sinal” usado para distinguir a origem de um produto ou serviço. Esse sinal pode vir na forma de um nome, uma figura, na junção do nome com a figura, ou no formato do produto. Esses são os únicos elementos que podem se tornar marcas registradas.

A principal finalidade do registro de marca é dar ao dono da marca o direito de usá-la com exclusividade conforme as especificações do registro.

Essa exclusividade vale para todo o território nacional, mas é restrita à classe em que a marca está registrada, ou seja: o seu campo de atuação.

A diferença entre nome empresarial, nome fantasia e marca

Também é importante distinguir a marca do nome empresarial ou nome fantasia.

O nome empresarial e nome fantasia fazem parte do registro da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Mas uma marca vai além da regularização jurídica de uma empresa: ela é o símbolo que faz com que um negócio seja reconhecido no mercado.

Ou seja: a pessoa jurídica é uma identificação para a Junta Comercial, para a legislação civil, tributária etc, enquanto a marca é uma identificação para o público consumidor.

A importância do registro de marca no ramo de transportes

Em 2018, existiam aproximadamente 200 mil empresas de transporte no Brasil.

Como se pode perceber, a concorrência é alta. Sendo assim, existem diversas empresas com nomes e logotipos iguais ou parecidos que confundem o consumidor. Quando uma empresa ganha uma reputação ruim, acaba prejudicando também as outras que têm um nome ou identidade visual parecida. Quantas vezes não vemos consumidores nas rodoviárias dizendo que nunca mais vão comprar uma passagem de determinada empresa, por ela ser desconfortável, atrasar, vender passagens acima da capacidade e outros problemas?

Existem sérios problemas envolvendo prejuízos e violações de marca, concorrência desleal, aproveitamento parasitário no ramo de transportes. Muitos desses problemas poderiam ser evitados se a empresa registrasse a sua marca no INPI e a vigiasse atentamente, tomando as devidas medidas contra concorrentes que se aproveitam do reconhecimento conquistado por uma marca no mercado.

Registro de marca para empresas de transporte: como funciona

Como já adiantamos, o registro de marca é requerido e concedido pelo INPI, uma autarquia federal cujos processos tramitam em ambiente digital.

Como já adiantamos, o registro de marca é requerido e concedido pelo INPI, uma autarquia federal cujos processos tramitam em ambiente digital.

De forma resumida, o processo para obter uma marca registrada segue esses passos:

1º passo: Pesquisa de anterioridade e análise

2º passo: Protocolo do processo, conforme determinações legais, administrativas e classificações internacionais, com pagamento de taxa

3º passo: Publicação para oposição

4º passo: Emissão do Certificado (quando há decisão positiva do INPI), sujeito a recolhimento de taxa.

O Certificado é um documento federal que tem validade de 10 anos.

A partir da emissão dele, você já pode usar o símbolo de marca registrada (®).

Ao fim do prazo de 10 anos, é possível pedir a prorrogação da vigência por mais 10 anos, e assim sucessivamente, quantas vezes o titular da marca quiser. Assim, a proteção da marca se estende sem prazo para terminar.

Pronto para começar?

Inicie uma pesquisa de anterioridade da sua marca preenchendo o nosso formulário na página inicial, ou ligue: 0800-728-7707

A Direção Marcas e Patentes assessora pessoas e empresas a registrarem suas marcas há mais de 20 anos, com atuação em mais de 14.000 processos de registro de marca ao longo desse tempo.

Confira também o nosso artigo: Sua marca está protegida para crescer em 2021?

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