Entenda por que vale a pena gastar um dinheirinho a mais para proteger a sua marca da maneira certa!

Criou um nome e logotipo para o seu novo negócio no ramo de alimentação, ou bebidas? Parabéns! Você agora tem uma marca.

Quer dizer… Ainda não.

Perante a lei, você ainda não tem uma marca.

Mas pode ter, quando efetuar o registro no órgão federal competente, o INPI.

Sem o registro no INPI, o nome ou logotipo do seu bar, lanchonete, pizzaria, hamburgueria, cafeteria ou restaurante não tem a proteção legal de uma marca registrada.

Vale a pena separar um dinheirinho do seu caixa para fazer esse investimento e tornar seu negócio mais profissional e bem protegido.

Venha entender como e por quê!

Para que serve o registro de marca no INPI?

  • Regularização da sua marca
  • Exclusividade no uso da marca
  • Proteção contra concorrentes de má-fé
  • Direito de defesa da marca (notificações extrajudiciais, processos judiciais, pedido de indenização)
  • Direito de usar o símbolo ®
  • Valor monetário para a sua marca, inclusive para fins processuais e de herança
  • Prevenção contra registro da marca por terceiros
  • Prevenção contra violação da marca de terceiros, o que pode gerar dever de indenização e dever de trocar o nome da marca
  • Possibilidade de licenciamento da marca (parcerias)

Registro de marca no INPI: entenda por que esse investimento vale a pena!

Qualquer investimento para sair da informalidade é válido, não é mesmo?

Quanto mais você formalizar a sua marca e investir na existência jurídica dela, mais você estará livre para investir na existência prática dela: divulgando, fazendo marketing, criando perfis nas redes sociais, usando seu logotipo em embalagens, uniformes, postagens nas redes sociais, aumentando a consciência de marca perante o consumidor.

Fazer marketing e fazer negócio sem ter o registro da marca é perigoso.

E esse perigo pode custar caro. Tire um tempinho para clicar aqui  e ler um artigo que escrevemos, com 4 casos de marcas de bares, lanchonetes e vendas de alimentos, todas notificadas ou processadas na Justiça por problemas relacionados com a marca.

Essas marcas precisaram recomeçar tudo do zero, criando novo nome, logotipo, produzindo novos materiais para o estabelecimento físico, novas embalagens, novos cartões de visita e novas redes sociais.

Por isso o investimento na sua marca vale a pena.

Usar marca sem registro é mais barato, mas pode sair bem caro no futuro.

Investindo na sua marca: por onde começar?

Comece com uma busca de anterioridade no banco de dados do INPI,  para verificar se já existe registro do nome que você criou.

O ramo de bebidas e alimentação é bastante concorrido, então existe a possibilidade de alguém já ter registrado um nome igual ao que você pensou.

E aí você pode se perguntar:

Mas e se existir uma marca com o mesmo nome, mas em outra cidade?

Resposta: O registro de marca tem validade em todo o território nacional. Então, por via de dúvidas, é bom evitar um nome igual ao de outro estabelecimento, mesmo que estejam em cidades diferentes. Assim, você evita o risco de o INPI negar seu pedido de registro de marca.

A Direção Marcas e Patentes é um escritório cadastrado no INPI, atuante nesse mercado há mais de 20 anos. Já assessoramos mais de 14.000 marcas de todas as partes do Brasil. Fazemos busca de anterioridade de forma gratuita e efetuamos o depósito do seu pedido no INPI em 24 horas.

Para conversar com um de nossos especialistas, salve o nosso número no Whatsapp ou ligue: 0800-728-7707

Site: https://direcaoconsultoria.com.br

E-mail: sac@direcaoconsultoria.com.br

E-mail: sac@direcaoconsultoria.com.br

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