Produtos Registrados

Fonte Imagem: UNPLASH

Você empreende na área de produtos personalizados? Esse é um ramo de negócio muito lucrativo. A customização e personalização são tendências de mercado que se fortalecem conforme as pessoas querem se diferenciar das outras, dando presentes ou fazendo eventos que proporcionem experiências únicas.

Mas existe um detalhe com o qual você precisa tomar cuidado. É o registro da sua marca. Ou melhor: é a falta do registro de marca que pode tornar o seu negócio um alvo de concorrentes de má fé.

Nesse artigo, vamos explicar por que o registro de marca tem uma importância especial no ramo de produtos personalizados, de uma forma diferente das marcas com produtos padronizados.

Leia e entenda.

O registro de marca é ainda mais importante para quem faz produtos personalizados do que para outras marcas

Existem muitos elementos que tornam uma marca de produtos reconhecida no mercado. Um dos principais elementos é a aparência e design dos produtos.

Tente pensar em produtos que você conseguiria reconhecer mesmo se não tivessem a estampa da marca, mesmo sem etiqueta, mesmo sem qualquer sinal que apresente a marca fabricante. Com certeza, você vai se lembrar de muitos produtos que ficaram tão famosos que qualquer um pode reconhecê-los.

Se você fabrica produtos personalizados, ao gosto do consumidor, você não tem essa vantagem.

Cada produto seu é único. Isso é uma vantagem para o consumidor.

Essa é a vantagem que vai te fazer fechar muitos negócios, mas que pode te prejudicar se você não trabalhar para criar uma marca forte. Ou seja: você precisa de um nome e logotipo fortes e bem protegidos.

A marca será seu ponto principal para se tornar conhecido no mercado e criar uma reputação que fará o consumidor acreditar na qualidade dos seus produtos.

Protegendo a marca de uma empresa de produtos personalizados

Se seus produtos não seguem um padrão estético, então o nome e o logotipo são os únicos pontos de distinção do seu negócio no mercado. Esse nome, ou logotipo, representam sua marca.

Para se assegurar de que a marca seja sua por direito, você precisa do registro de marca expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Sem o registro, o empresário não detém direitos sobre a sua marca, dessa forma, fica ainda mais frágil no mercado e mais vulnerável a ataques dos concorrentes.

Direitos e benefícios obtidos com o registro da marca no INPI

Quando você entra com o pedido de registro de marca no INPI, obtém uma prova da sua anterioridade sobre a marca. Isso significa que ela ainda não é sua, mas pelo menos você tem prioridade sobre ela em relação a concorrentes. Se alguém quiser o registro da mesma marca, a prioridade será dada para quem pediu antes.

Depois que os técnicos do INPI analisam seu pedido e dizem sim a ele, você poderá obter o Certificado de Registro de Marca, e aí sim terá direitos como:

  1. Usar o símbolo de marca registrada(®);
  2. Fazer uso da marca com exclusividade, expondo-a em ações publicitárias, redes sociais, websites;
  3. Reivindicar domínios de website ou perfis de redes sociaisque tenham o nome da sua marca;
  4. Notificar pessoas ou empresas que usem a marca em produtos e ações publicitárias sem autorização;
  5. Pedir indenizações por danos materiaise danos morais em caso de uso indevido da marca;
  6. Tomar medidas extrajudiciais e judiciais contra pirataria e “plágiosde marca”;
  7. Tomar medidas para impedir o registro de marcas iguaisno INPI, ou marcas similares que possam causar confusão no público;
  8. Transferir ou vender a marca;
  9. Avaliar a marca contabilmente para constar no patrimônio da empresa;
  10. Usar a marca como cauçãopara empréstimos, contratos, processos de execução judicial.

E muitos outros direitos.

Conte com a Direção Marcas e Patentes para a fase de consultoria, protocolo e acompanhamento do seu pedido de registro de marca no INPI. Assim, você poderá usufruir de todos os direitos e benefícios. Somos um escritório cadastrado no INPI, atuante nesse mercado há 20 anos.

Para conversar com um de nossos especialistas em Propriedade Industrial, salve o nosso número no Whatsapp ou ligue: 0800-728-7707

Site: http://direcaoconsultoria.com.br

E-mail: sac@direcaoconsultoria.com.br

Compartilhe esse post!


Ir ao Topo