Hamburgueria Marca Registrada

Fonte Imagem: UNPLASH

Quem abre uma empresa de hambúrguer com certeza busca um nome forte e que chame a atenção. Depois de escolher, o próximo passo é buscar o registro no INPI para transformar esse nome em uma marca registrada.

Mas às vezes, um nome que você acredita ser original pode não ser tanto assim, e você acaba descobrindo um concorrente com um nome muito parecido. O que fazer nesses casos? Será que mesmo assim é possível registrar o nome da sua hamburgueria?

Antes de perder as esperanças, confira esse artigo que preparamos sobre os requisitos do registro de marca. Conheça também o caso da Bullguer, que teve o nome questionado pela marca Bull Burguer, e teve um final feliz.

Escolhendo o nome de uma hamburgueria: pense nela como uma marca desde o começo

Muitos empresários não sabem que o nome fantasia não assegura direitos de exclusividade, e que a abertura do CNPJ e registro na Junta não registram a marca da empresa!

Para transformar um nome fantasia ou um logotipo em uma marca registrada, exclusiva, o instrumento jurídico adequado é o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Esse registro segue as regras da Lei 9279/96.

Quando se escolhe um nome que a Lei 9279/96 não permite registrar, existe um grande risco financeiro e jurídico.

A marca estará desprotegida, não conseguir argumentar sua exclusividade perante concorrentes, e existe até mesmo o risco de ser necessário escolher outro nome, jogando fora todo o investimento, marketing e reputação conquistados.

E quais nomes não podem ser registrados como marca? Basicamente, os nomes que já têm registro na mesma classe de marca (mesmo que seja em outro ponto do Brasil!) e outros casos previstos na Lei 9279/96. Aprenda mais no próximo item.

Confira alguns nomes que não podem ser usados para registrar uma marca

  • Nomes de caráter genérico, necessário, comum, vulgar ou simplesmente descritivo;
  • Letras e algarismos isolados;
  • Nomes pessoais, exceto se o titular do nome autorizar;
  • Nomes protegidos por direitos autorais, exceto se o titular dos direitos autorais autorizar;
  • Reprodução, imitação ou excessiva semelhança com outros nomes e marcas de estabelecimentos registrados na mesma classe de marca;
  • Outros casos previstos na Lei de Propriedade Industrial.

Para aprender mais, confira o nosso artigo:

Como criar e registrar a marca da minha hamburgueria?

O caso Bull Burguer e Bullguer

Você deve ter reparado, no item anterior, que falamos que a reprodução, imitação ou excessiva semelhança com outras marcas não é permitida no registro no INPI.

Isso acontece porque o objetivo do registro de marca é proteger os nomes que identificam produtos e serviços no mercado. Se os nomes forem muito parecidos, a identificação fica prejudicada.

Mas na prática, é difícil saber se a semelhança é grande o suficiente trazer problemas.

Um exemplo prático que mostra essa situação é o de uma hamburgueria chamada Bullguer, que teve o seu nome questionado judicialmente pela empresa Bull Burguer.

A Bull Burguer tinha registro de marca e argumentou que o nome Bullguer se aproveitava do seu nome, devido à semelhança.

Porém, a Bullguer conseguiu uma decisão judicial que a autorizou a continuar usando esse nome (processo n.1013334-57.2018.8.26.0001).

De acordo com o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que foi relator do processo, o uso do nome Bullguer não configura concorrência desleal, pois o nome é formado por duas expressões de uso comum e tem um logotipo diferenciado, entre outros motivos.

O que fazer se já existem nomes parecidos com o que você quer

Como você viu no caso das empresas Bull Burguer e Bullguer, a boa-fé da Bullguer e a diferença entre os logotipos foram fundamentais.

Ou seja: não vale se aproveitar da criatividade dos concorrentes! Seja original. E logo em seguida, busque a ajuda de um consultor especializado em Propriedade Industrial para fazer uma busca de anterioridade. Pesquise o nome escolhido para a sua empresa.

Um consultor saberá fazer uma busca profunda, que identifique nomes iguais e nomes parecidos.

A Direção Marcas e Patentes atua nesse mercado há 20 anos. Somos um escritório cadastrado no INPI e já assessoramos mais de 14.000 marcas de todas as partes do Brasil.

Para conversar com um de nossos especialistas em Propriedade Industrial, salve o nosso número no Whatsapp ou ligue: 0800-728-7707

Site: http://direcaoconsultoria.com.br

E-mail: sac@direcaoconsultoria.com.br

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