Criou uma embalagem incrível para seu produto? Registre como marca tridimensional

Fonte Imagem: Adobe Stock

Para se destacar no mercado e criar uma experiência envolvente para o cliente, muitos empreendedores investem em embalagens sofisticadas e formatos criativos para os recipientes e caixas de seus produtos. Sem dúvidas, é uma excelente estratégia.

Mas o que acontece se o concorrente copiar a sua embalagem? Isso pode causar confusão no público. E obviamente, é uma forma de o concorrente se aproveitar indevidamente daquilo que você se esforçou para criar.

Evite essa situação registrando a embalagem do seu produto como marca tridimensional!

As caixas, pacotes e embalagens como parte da experiência do cliente

Atualmente, não é suficiente ter um produto de qualidade para se destacar no mercado. Cada vez mais, as ofertas estão se sofisticando, e com o crescimento das redes sociais focadas no apelo visual (Instagram, Pinterest), os produtos que se destacam são aqueles que agradam os olhos.

E não pense que a única aparência que importa é a do produto: o conceito se estende até a embalagem, rótulos, caixas e pacotes que guardam o produto.

Seja na compra feita em loja ou no delivery, o recebimento do produto se transforma em uma aparência.

Não é por acaso que os vídeos de unboxing (desempacotar) se tornaram sensação no Youtube e TikTok.

Como registrar a forma de uma embalagem

Se você criou um formato especial e diferenciado para uma caixa, sacola, embalagem, frasco ou recipiente que guarda seu produto, ele pode ser protegido para evitar cópias ou reproduções indevidas feitas por seus concorrentes.

Essa proteção é feita por meio do registro de marca tridimensional.

E por que registrar uma marca tridimensional?

Porque a legislação de Propriedade Industrial dá o direito de proteger a forma dessa embalagem como se fosse literalmente a marca da empresa, tal qual o nome e logotipo.

A marca tridimensional é uma forma de identificação do produto no mercado, por isso, merece ser protegida.

Portanto, se a forma que você criou uma forma diferente das que já existem no mercado, que torna os produtos fáceis de serem identificados, e que não viola direitos autorais ou de direitos de desenho industrial de outros produtos, saiba que você tem algo muito precioso em mãos: uma marca tridimensional.

Marcas tridimensionais são componentes essenciais de grandes negócios, como por exemplo, a Coca Cola ou Yakult, cujas garrafas são tão famosas que podem ser reconhecidas mesmo sem o rótulo dos produtos.

Registrando uma marca tridimensional

O registro de marca tridimensional é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a mesma autarquia federal que registra nomes de marca, logotipos, patentes, desenhos industriais.

Esse registro segue as seguintes fases:

  • Pagamento de taxa federal
  • Preparo e protocolo do pedido
  • Publicação do pedido na Revista da Propriedade Industrial
  • Aguardo de prazo para oposição (podendo haver resposta)
  • Decisão final
  • Se a decisão for positiva: pagamento de taxa federal e recolhimento do Certificado de Registro de Marca

O Certificado tem validade de 10 anos, mas ao fim desses 10 anos, é possível pedir a prorrogação. Com organização e planejamento, consegue-se prorrogar o registro sucessivamente e manter a exclusividade da marca tridimensional enquanto ela estiver no mercado.

Comece agora: procure um profissional para registrar sua marca tridimensional

Para registrar uma marca tridimensional, o formato deve ser estável, ou seja: a constituição física deve ter um mínimo de firmeza, estabilidade, não pode ser feita de um material de fácil deformação.

Além disso, a marca tridimensional deve ser diferente das que já existem no mercado e não pode violar direitos autorais, nem desenhos industriais de outros produtos registrados no INPI.

Se sua embalagem, caixa, garrafa ou pacote de produto preenche essas condições, ou se você tem dúvida, procure um profissional especializado em Propriedade Industrial para te auxiliar no processo perante o INPI.

A Direção Marcas e Patentes atua nesse segmento de mercado há mais de 20 anos, assessorando empreendedores individuais e empresas no registro de suas marcas.

Para conversar com um de nossos especialistas em Propriedade Industrial, salve o nosso número no Whatsapp ou ligue: 0800-728-7707

Site: http://direcaoconsultoria.com.br

E-mail: sac@direcaoconsultoria.com.br

Compartilhe esse post!


Ir ao Topo