nulidade de marcaO registro de marca serve para garantir a exclusividade da mesma para o seu titular. Somente com este título é possível explorar a marca economicamente e de forma legalizada.

Porém, após a concessão do registro pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que tem validade de 10 anos, ainda podem haver questionamentos.

Caso alguém ou alguma empresa se oponha ao registro, é possível entrar com o Processo de Nulidade Administrativa de Registro de Marca ou PAN.

Neste artigo, vamos entender melhor sobre esse processo.

O que é a nulidade de marca?

O Processo de Nulidade Administrativa de Registro de Marca é uma ação que está prevista no artigo 169 da LPI e pode ser solicitado dentro do prazo de 180 dias, a partir da data da expedição do Certificado de Registro.

Além disso, de acordo com o artigo 170 da mesma lei, o titular será intimado para apresentar manifestação no prazo de 60 (sessenta) dias.

Quando ocorre o PAN?

O Processo de Nulidade Administrativa de Registro de Marca pode ser solicitado caso seja observado algum ponto do registro que esteja em desacordo com a Lei da Propriedade Industrial — LPI.

Por isso, para apresentar esse recurso ao INPI, é necessário ter argumentos válidos, a fim de que o órgão o julgue.

Esse processo pode ser aberto por terceiros ou pelo próprio órgão.

Solicitação do INPI

O órgão pode agir “ex officio” e solicitar um processo de nulidade do registro após sua concessão, caso observe alguma não-conformidade.

Solicitação por terceiros

Acontece quando algum terceiro, agindo dentro do prazo, manifesta o interesse na nulidade do registro de marca.

Um dos motivos pode ser a comprovação de que já fazia o uso da marca antes da pessoa que obteve o título de registro.

Tipos de nulidade de marca

Ao julgar o processo de nulidade, o INPI pode aceitar ou recusar o pedido. Essa nulidade pode ser total ou parcial, conforme consta no artigo 165 da LPI.

Nulidade Total

Caso o pedido seja aceito pelo órgão e os argumentos do titular não são consistentes, há a perda total do registro de marca.

Nulidade Parcial

Acontece quando o órgão não vê a necessidade de extinguir a marca por completo, e coloca algumas ressalvas para que ela exista.

Previna-se!

Com softwares integrados ao banco de dados do INPI, a Direção Marcas e Patentes oferece a seus clientes o serviço de acompanhamentomanutenção e vigilância dos processos para registros de marcas e patentes. Tudo com a assistência de profissionais especializados e em tempo real para proporcionar ainda mais agilidade aos processos.

Quer proteger sua marca? Preencha nosso formulário aqui e entraremos em contato!

Compartilhe esse post!


Ir ao Topo