Nome para petshop

Foto: wavebreakmedia_micro em Freepik

É a marca que identifica seu produto ou serviço para os consumidores e escolher o nome do seu negócio é uma tarefa muito importante. Neste artigo, vamos te ajudar a escolher o nome ideal para marcas de petshop.

Mercado pet no Brasil

O mercado pet no Brasil vem apresentando crescimento médio de 20% nos últimos anos segundo levantamento do Radar Pet e a tendência é de um crescimento ainda maior para os próximos anos.

No relatório do Google Trends, petshop foi o setor econômico que teve o maior número de buscas locais em 2021, confirmando a tendência de crescimento do setor.

Então, se você está pensando em aproveitar o aquecimento do mercado pet e abrir um negócio, confira as dicas de como escolher o nome ideal para ele.

Criando um nome ideal

Destacar sua empresa entre os concorrentes é o principal objetivo de criar um nome forte e relevante, que será lembrado e reconhecido pelos seus clientes. Ela deve ser simples, de fácil pronúncia, escrita e memorização.

Esta tarefa não é fácil, pois o nome da marca carrega a responsabilidade de passar ao seu cliente a personalidade, posicionamento, benefícios do seu produto ou serviço e muito mais.

Por isso, estes passos que preparamos vão te ajudar a escolher o nome ideal:

  1. Conheça bem o segmento de atuação

Conhecer o segmento em que atuará, vai te ajudar no processo de escolha do nome do seu petshop.

Faça um levantamento detalhado e analise os seus potenciais concorrentes, quais os serviços e produtos que oferecem, como eles se comunicam, quais os diferencias, qual a localização deles, etc.

Todas essas informações servirão de referência para abrir um petshop com uma marca impactante e de sucesso.

  1. Conheça bem o seu público-alvo

Empreender sem conhecer o seu público-alvo é um risco muito alto, por isso, conhecer quem é o seu cliente, seus hábitos e necessidades é fundamental.

Quem é o consumidor de produtos pet? Quais produtos esse consumidor costuma comprar com mais frequência?

Conhecendo bem o público, você conseguirá escolher um nome para seu petshop que se comunique assertivamente com o seu cliente.

  1. Defina seu posicionamento, diferencial e produtos/serviços oferecidos

Com o levantamento da concorrência e do mercado em mãos, é possível começar a desenhar como a sua empresa irá se comunicar e como irá se posicionar perante os seus clientes, e algumas características ou palavras usadas no nome da sua marca podem ser relevantes.

Ter um diferencial e usá-lo na criação do nome da sua marca também pode ser uma excelente maneira de sair à frente dos seus concorrentes.

  1. Use a criatividade para se destacar

Como mencionado no começo deste artigo, o nome ideal para seu petshop deve ser:

  • Fácil pronúncia e escrita: não escolha nomes muito complicados de escrever e falar, isso pode prejudicar a divulgação da sua marca.
  • Fácil memorização: o nome deve ser fácil de ser lembrado e para isso deve ter palavras certeiras e em quantidade pequena. Muitas palavras para compor um nome podem ser um empecilho na hora da fixação da marca na mente do seu cliente.

Além disso, deve causar impacto entre os clientes, sendo mais fácil a lembrança. Para isso você pode utilizar a força da audição, como, por exemplo: brincando com a fonética das palavras, com os sons que são emitidos quando falamos.

Pode também utilizar referencia de línguas estrangeiras. Muitas empresas utilizam esta técnica e é uma ótima forma de ampliar as opções de nome para sua empresa.

Alguns nomes são mais utilizados em cada segmento, reforçando a área de atuação. Para empresas do segmento pet, é comum encontrar nomes com os termos:

  • Pet
  • Vet
  • Pet Care
  • Patas
  • Cães e Gatos
  1. Cuidado com geradores automáticos de nome

Quando a criatividade está prejudicada ou a até mesmo a preguiça de fazer uma busca e planejamento consistente para seu empreendimento, muitos empresários acabam caindo no erro de usar sites de automatizam a criação de nomes e logos.

Esta prática é um tanto arriscada, pois, além de estar sujeito a ter um nome que não converse efetivamente com o seu consumidor final e que não represente a identidade da sua marca, ainda arrisca estar utilizando o nome e elementos de marcas já existentes e já registradas.

Portanto, essas ferramentas podem até ajudar para começar a ter ideias de nomes, mas não devem ser usadas para escolher o nome exato da sua empresa.

  1. Liste todas as opções que te agradarem

Com base em todos os pontos que comentamos neste texto, liste todas as opções de possíveis nomes para sua nova empresa.

Pergunte a opinião de pessoas próximas, avalie se os nomes escolhidos representam realmente o posicionamento que sua empresa quer ter e vá eliminando as opções que menos te agradam.

  1. Consulte a disponibilidade do uso da MARCA no INPI

Utilizar marca de terceiro já registrada é crime e a pena aplicada pode chegar a 3 anos de prisão, além de multa. Segundo os artigos 189 e 190 da Lei 9.279, comete crime contra registro de marca quem:

  • Reproduz ou imita, sem autorização, uma marca registrada;
  • Altera marca registrada, em produto colocado no mercado;
  • Importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque um produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida ou imitada (marca falsificada), no todo ou em parte;
  • Importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque um produto de sua indústria ou comércio, contido em vasilhame, recipiente ou embalagem que contenha marca legítima de outra pessoa/empresa.

Portanto, após listar todos os possíveis nomes escolhidos para o seu nono negócio, é importante verificar se eles estão disponíveis para uso, ou seja, se nenhuma empresa já registrou essa marca.

  1. Faça o registro da marca escolhida

Por fim, após escolher o nome perfeito para novo negócio, é essencial que você faça o registro de marca, garantindo exclusividade de uso em todo o território nacional e impedindo que outras empresas do mesmo segmento copiem sua marca.

Além de proteger o nome e logo da sua marca, o registro agrega ainda mais valor para sua empresa.

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