A marca é um sinal que representa um produto ou serviço, podendo ser um som, uma imagem, um nome, e por aí vai. Por esse motivo, as marcas são classificadas em vários tipos: marca nominativa, marca figurativa, marca mista e marca tridimensional.
Cada uma delas possui características diferentes e são as quatro opções aceitas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.
Por meio da marca os consumidores podem reconhece-las e diferencia-las mais facilmente dentre todas as existentes no mercado. É dessa forma que todo mundo diferencia um produto Nike de um Adidas, por exemplo.
O que é marca figurativa?
A marca figurativa, como o nome sugere, é apenas a identificação por meio de um símbolo. Assim como nos exemplos citados acima, a Nike e a Adidas possuem seus sinais característicos.
Dos tipos registrados no INPI, a marca figurativa é a que menos acontece. Porém, fazendo o registro da marca nessa forma, nenhuma empresa poderá fazer um logotipo igual ou parecido.
Porém, cada vez que o logotipo for alterado, será necessário fazer um novo pedido de registro de marca, para garantir a exclusividade e proteção do novo símbolo.
Exemplos de marca figurativa
Nike
Adidas
Apple
Quando a marca, além do símbolo, também possui um nome, ela pode ser registrada na forma mista.
Porém, marcas que possuem apenas o nome, mas não têm símbolo, podem ser registradas na forma nominativa.
Como fazer o registro
O procedimento do pedido de registro de marca figurativa é da mesma forma que as demais.
Busca de marca
Antes de iniciar qualquer investimento na marca, é muito importante consultar se ela já existe e tem registro no INPI.
Para isso, é necessário fazer uma busca no banco de dados do órgão, para ter certeza da disponibilidade.
Taxas
Tendo a possibilidade de registro, o próximo passo é fazer o pagamento das taxas necessárias, além de enviar os documentos solicitados pelo órgão.
Pedido em análise
Após esse processo, o pedido de registro da marca figurativa vai para análise técnica do órgão. A partir de então, é preciso ficar atento e acompanhar o pedido com frequência.
Para facilitar e agilizar todo esse processo, a Direção Marcas e Patentes oferece consultoria completa e especializada, do início ao fim do processo.
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