creative commonsVocê já ouviu falar em Creative Commons?

A internet está cheia de conteúdo, são livros, músicas, imagens, vídeos e diversos outros materiais que se possa imaginar. Mas, para utilizá-los, é necessária alguma autorização?

Por mais que o conteúdo em questão esteja disponibilizado on-line, não significa que poderá ser usado.

Este foi um dos motivos da criação da Creative Commons. No decorrer deste artigo, vamos entender melhor como funciona este tipo de licença autoral.

O que é Creative Commons?

De forma resumida, é uma licença autoral que permite que redatores, designers, cinegrafistas e outras pessoas utilizem o conteúdo sem fazer o pagamento de royalties.

Esses conteúdos contam com especificação de seus autores de como podem ser utilizados, porém, ainda contam com seus direitos autorais.

Ou seja, a única diferença é que os autores das obras ampliaram a sua disponibilidade para utilização.

A Creative Commons Office é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo viabilizar o compartilhamento de materiais e de inovação. O escritório é apoiado por voluntários e conta com centenas de afiliados em todo o mundo.

Ao oferecer esse conteúdo gratuitamente, e sem ferir os direitos autorais, a organização ajuda os criadores de conteúdo compartilharem seu conhecimento e contribuírem com diversas atividades profissionais.

Onde encontrar os conteúdos?

No próprio site oficial da organização é possível encontrar os conteúdos que deseja utilizar.

Outra ferramenta com muitas imagens que possuem Creative Commons é o Flickr.

Vantagens da Creative Commons

Dentre as vantagens de utilizar esses conteúdos licenciados, é o fato de não correr o risco de infringir os direitos autorais.

Além disso, os conteúdos que possuem a licença também são melhores identificados em mecanismos de buscas, como o Google.

Tipos de licenças

Atenção! Nem todas as licenças Creative Commons são iguais! Eles disponibilizam vários tipos que podem ser utilizados.

Atribuição (CC BY)

Desde que a fonte original seja citada, com este tipo de licença é possível distribuir, alterar ou até reinventar uma determinada obra comercialmente.

Atribuição não comercial (CC BY-NC)

Esta licença é direcionada para uso não comercial e permite que se distribua, altere e modifique um trabalho, desde que a fonte seja mencionada.

Atribuição compartilha igual (CC BY-SA)

Nesta licença, que permite que que terceiros distribuam, alterem e construam sobre um trabalho criado, a fonte original deve ser citada, além disso, todos os trabalhos derivados também devem ser licenciados.

Atribuição não comercial compartilha igual (CC BY-NC-SA)

Aqui, é possível distribuir, alterar e construir sobre uma determinada obra, mas apenas não comercialmente e creditando a fonte original. Apesar disso, os trabalhos derivados não precisam ser licenciados de maneira idêntica aos originais.

Atribuição sem derivações (CC BY-ND)

Permite distribuição comercial e não comercial da obra, contato que ela seja inalterada e creditada ao seu autor.

Atribuição não comercial sem derivações (CC BY-NC-ND)

Permite apenas o download ou uso de obras de forma compartilhada. O usuário deve sempre creditar o original e não pode alterar ou distribuir comercialmente.

Gostou do artigo? Saiba como proteger os seus direitos autorais: preencha nosso formulário aqui e fale com um de nossos especialistas.

Compartilhe esse post!


Ir ao Topo