como registrar uma marca de roupaCriar uma marca não é um processo simples. Quando se trata de vestuário, não é diferente. É preciso pensar no nome, logotipo, identidade visual e tudo mais que diz respeito a ela.

Após a criação, a dúvida que surge é: como registrar minha marca de roupa?

Se engana quem pensa que apenas a criação do CNPJ é suficiente para fazer o registro da marca.

Neste artigo, vamos explicar como funciona esse procedimento.

Boa leitura!

Por que registrar uma marca de roupas no INPI?

O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é o órgão federal responsável por esses registros no Brasil.

Quando o titular recebe a concessão da marca, ela tem validade de 10 anos, podendo ser prorrogado por iguais períodos, sucessivamente.

Além disso, o INPI garante que não posso existir nenhuma outra marca igual ou parecida, atuando no mesmo ramo, em todo território nacional.

Ou seja, os benefícios de fazer o registro da marca de roupas são diversos.

Somente com o título de registro a marca passa a ter exclusividade e proteção contra a concorrência desleal. Também é dessa forma que a marca ganha mais força e credibilidade no mercado, além de ficar apta para ser franqueada, licenciada e até mesmo vendida pelo seu titular.

Como registrar?

Para fazer o registro de uma marca de roupas, alguns pontos devem ser observados.

Antes de tudo, é preciso analisar se a marca será apenas para a comercialização de roupas, se irá fazer a confecção das peças ou as duas atividades.

Como existem diversas classes no registro de marca, que representam o ramo de atividade exercido, é preciso ficar atento para não fazer de forma errada, comprometendo a proteção da marca.

É muito importante que a marca de roupas esteja registrada em todas as classes exercidas, para que a proteção seja completa.

Dito isso, a marca já precisa ter seu logotipo e nome definidos, no caso de registro de marca mista, ou somente o nome, caso o registro seja feito apenas na forma nominativa.

Para facilitar o procedimento e trazer mais agilidade e segurança, a Direção Marcas e Patentes realiza toda a assessoria especializada, do início ao fim do processo.

Caso tenha dúvidas, fale com um de nossos especialistas e dê esse passo importante na proteção da sua marca de roupas.

Preencha o formulário aqui que retornaremos o mais breve possível.

Compartilhe esse post!


Ir ao Topo