Direção | Como patentear uma ideia

Registro de marcas e patentes

(11) 3014.4980

Direção Consultoria - WhatsApp

Como patentear uma ideia

Como patentear uma ideia

Depois de meses e até mesmo anos de investimento em máxima pesquisa e desenvolvimento de um produto, uma indústria chega à tão sonhada ideia que o transforma numa grande vantagem competitiva. Ao pensar na venda em grande escala surge a inevitável pergunta: Como patentear uma ideia? É inquestionável que, de maneira alguma, depois de investir tanto e tempo e dinheiro quanto à ideia para a criação ou aperfeiçoamento de um certo produto, seja esquecida a importante etapa de patenteá-la.

Quem deseja saber como patentear uma ideia, primeiramente necessita estar ciente que nem todas elas são patenteáveis, sendo indispensável atentarem-se para algumas especificações básicas disponibilizadas pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Se seu produto ou ideia estiver de acordo com os critérios patenteáveis, será preciso realizar uma busca pelos arquivos de informações do próprio INPI com a finalidade de verificar se não existem registros quanto a patentes idênticas ou semelhantes às quais você deseja solicitar. Caso não exista impedimentos no que se refere à existência de outras patentes, o interessado deverá recolher uma taxa em formato de GRU-Guia de Recolhimento da União e após envio do comprovante, já poderá requerer o pedido de patente. Feitos todos estes procedimentos, será possível acompanhar o processo tendo como referência o número de protocolo fornecido até que o processo seja finalizado.

como-patentear-uma-ideia

Diferenciais sobre como patentear uma ideia

Ainda que muitas facilidades já estejam disponíveis sobre cada etapa que envolve como patentear uma ideia, mesmo assim, para que o processo seja mais ágil e sem desnecessárias burocracias, uma excelente estratégia adotada pela grande maioria das empresas consiste em procurar apoio junto às consultorias especializadas em marcas e patentes. Por elas lidarem com todos estes trâmites no dia a dia, estas empresas sabem como ninguém a como melhor atender cada cliente de acordo com suas necessidades particulares.

O valor cobrado pelo serviço é muito acessível e sem dúvida alguma, com a aprovação da patente concluída, os industriais e criadores de produtos poderão sentir-se totalmente seguros quanto à proteção garantida pela sua ideia. Além do mais, o INPI, na condição de órgão responsável pelas marcas e patentes no Brasil, assegura máxima transparência e isonomia quanto a todas as empresas registradas, o que impede as indesejadas situações de plágio. É preciso tomar muito cuidado quanto à proteção das ideias, pois, neste cenário cada vez mais competitivo, uma vez “perdida”, torna-se muito difícil comprovar quem de fato criou determinada ideia.

Fale com nossos especialistas sobre como patentear uma ideia

Na hora de saber exatamente como patentear uma ideia, nada melhor que contar com quem realmente entende do assunto. Por isso, disponibilizamos uma equipe de profissionais pronta para atendê-lo e apontar as melhores soluções. Fale conosco!



Localização

Alameda Santos, 200

1º Andar - Cento - São Paulo/SP

CEP 01418-000

(11) 3014.4980

Direção Consultoria - WhatsApp

consultoria@direcaoconsultoria.com.br

www.direcaoconsultoria.com.br